Reforma tributária. CPI da Covid-19. Giro pelo mundo

Confira as novidades políticas e econômicas

Os novos presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), receberam na quinta (4) o ministro da Economia, Paulo Guedes, para falar sobre reforma tributária. Já pela manhã, os novos comandantes do Legislativo garantiam: esperam a aprovação da reforma em até oito meses; confira detalhes na reportagem de Fernanda Trisotto e Camila Abrão.

Um grupo de senadores protocolou o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 para investigar ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia. O autor do pedido é o líder da Rede, Randolfe Rodrigues (AP). Ademais, o procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu investigação preliminar para apurar a atuação do presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello durante a pandemia. Por falar nisso, o ministro prestou depoimento à Polícia Federal sobre o colapso na saúde em Manaus (AM).

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden recebeu um dossiê que pediu a suspensão de acordos entre EUA e governo Bolsonaro. Ademais, Biden anunciou o fim do apoio dos EUA à ofensiva saudita no Iêmen, além de outras mudanças na política externa. Já Trump rejeitou um pedido para testemunhar no processo de impeachment do Senado. E um projeto de “Lei Trans” na Espanha gerou críticas mesmo entre a esquerda; confira no texto de Rafael Salvi.